instagram takipci satin alma

9 pecados que você não deve cometer

Depois de anos vivendo e trabalhando nos EUA, participando de reuniões e eventos com Brasileiros e Americanos, consigo ver com clareza as dificuldade de adaptação do Brasileiro à cultura americana.

Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar na convivência diária com os americanos, usando o mesmo principio do respeito que eles usam para aqueles que decidem viver neste país.

Como se comportar nos EUA, em qualquer situação, mas principalmente fazendo negócios:

  1. Chegue no horário, sempre! O primeiro sinal de falta de profissionalismo e falta de respeito é chegar atrasado. Se planeje, verifique antes o endereço e o tempo que levará para chegar. Pontualidade é imprescindível.
  2. Cumprimente as pessoas. Diga bom dia, por favor, obrigado, com licença, e peça desculpas. Se não fala Inglês fluentemente, pelo menos aprenda as palavras básicas/mágicas do bom comportamento.
  3. Não toque as pessoas. Abraços e beijos são para conhecidos e amigos. Em reunião de negócios, aperto de mão é mais do que suficiente.
  4. Se vista de maneira profissional. A primeira imagem sempre é a que fica. Se informe com antecedência onde será a reunião e se vista de acordo. Nos EUA o mais tradicional e menos apelativo é sempre o mais bem-vindo.
  5. Não faça piadas ou comentários sobre cor, raça, sexo, idade das pessoas, ou qualquer outro tipo de coisa que possa demonstrar preconceito ou descriminação de sua parte. Confie em mim, o seu comentário não será considerado engraçado ou legal para eles.
  6. Não espere ninguém te servir. Aqui não existem serventes, copeiras, etc. Você se serve, usa, limpa e guarda o seu copo, sua caneca e a cafeteira do escritório.
  7. Se prepare para reunião de negócios com antecedência. Leve cartão de visitas, informações e matérias importantes para a sua reunião. A pior coisa é demostrar que não se preparou e que não sabe direito do que está falando.
  8. Não divague, seja produtivo. Respeite o tempo do outro e não fale em assuntos que não são pertinentes a reunião. Tempo é dinheiro, e aqui eles levam isso a sério. Seja prático e objetivo.
  9. Não diga às pessoas o que você pensa, mas sim o que você sabe. Presunção, não é fato.

Resumindo, siga a “regra de ouro” – faça aos outros o que você gostaria que eles fizessem à você.