instagram takipci satin alma

Como funcionam os feriados nos EUA e como eles afetam as empresas?

Existem 10 feriados federais designados pelo Congresso americano. No entanto, ao contrário de outros países, essas datas não são consideradas nacionais, e não é obrigatória a sua observância. Mas, como a maioria dos estados as consideram feriados no âmbito estadual, há um consenso geral de se celebrar essas 10 datas na maior parte dos Estados Unidos.

Os Estados Unidos não estão muito atrás do Brasil, que possui 11 feriados nacionais. Na América Latina, a Colômbia é campeã de feriados (18), seguida por Argentina e Chile (15 cada), e o México, por sua vez, possui apenas 7 feriados. A grande diferença dos norte americanos, no entanto, é que em seu país, as empresas privadas não são obrigadas a liberar seus funcionários em nenhum deles.

O sonho americano existe, mas à um custo. É bem verdade que quem mora nos Estados Unidos goza de um poder aquisitivo muito maior que no Brasil, mas isso acaba sendo proporcional ao tanto que se trabalha. Os americanos trabalham mais do que os ingleses, que os franceses, alemães e mais até que os japoneses. Eles também tiram menos férias, trabalham dias mais longos e se aposentam mais tarde.

Os Estados Unidos são o único país de primeiro mundo que não garante que todos os seus cidadãos terão férias e feriados pagos. A maioria dos países desenvolvidos assegura pelo menos 20 dias de férias e 6 feriados pagos por ano aos seus trabalhadores.

Uma pesquisa conduzida pelo website Glassdor descobriu que apenas 25% dos empregados americanos com férias pagas tirou todo o tempo de descanso em 2014. 15% simplesmente não tirou férias. E o restante tirou apenas parte delas.

Se férias não é grande coisa na América, imagine feriados. A cultura americana revolve ao redor da produtividade. Então se você pensa em abrir uma empresa ou trabalhar por aqui, pode começar a repensar seu conceito de feriado. Você pode ter direito à alguns dias de descanso, sim, mas não é garantido. E, dependendo do serviço que prover, pode ter certeza que clientes vão ter a expectativa de encontrar sua empresa aberta, com chuva ou com neve, em dia comum ou em feriado.

Mas, existem sim aqueles 10 feriados nacionais, que são observados por muitos americanos, com excessão, normalmente, do comércio. Os feriados para os bancos são esses mesmos, já que eles observam o calendário da  U.S. Federal Reserve.

Como regra geral, se a data para pagamento de salário cair num desses feriados, e a empresa observar ele, os pagamentos devem ser feitos no próximo dia útil. Se o feriado cai num sábado, será observado na sexta anterior, e se cair num domingo, na segunda seguinte.

Veja abaixo os feriados nacionais dos Estados Unidos e alguns detalhes concernentes à cada um:

Os maiores:

  • Presidents Day: 16 de Fevereiro. O Presidents Day é também a celebração do primeiro presidente dos EUA, George Washington e é celebrado desde 1879. Correios não funcionam, e pacotes marcados para serem entregues nesse dia, chegarão um dia depois, com excessão de serviços privados como FedEx, que ainda garante a entrega à despeito do feriado. Os bancos também observam o feriado e aproximadamente 35% das empresas pagam seus funcionários pelo dia de folga. Essa porcentagem é maior que a dos dias de Martin Luther King e Columbus Day.
  • Thanksgiving Day: 26 de Novembro – É uma data importante para o comércio, pois se emenda à famosa “Black Friday”, onde as lojas oferecem descontos gigantescos e as pessoas fazem a maioria de suas compras de presentes para o Natal. No dia 26 mesmo, as lojas fecham mais cedo e bancos, correios, repartições públicas e empresas privadas não abrem. Normalmente, essas últimas gozam de um feriado longo, emendando com o fim de semana. Já o comércio reabre na madrugada da sexta e passa dois dias em ritmo intenso, com horários prolongados. Se você é proprietário de loja, esse feriado é sinônimo de muito trabalho para seus funcionários.
  • Christmas Day: 25 de Dezembro – A maioria das empresas tem expediente no dia 24 com horas reduzidas, mas o dia 25 geralmente é respeitado como feriado nacional, inclusive pelo comércio. É um dia para ser celebrado com família, e os americanos constumam viajar para encontrar seus entes queridos. Se o dia 25 cair num domingo, a maioria dos empregadores considera a segunda como folga paga.

    Os menores:

    Nos seguintes feriados o comércio normalmente funciona com horas especiais, mas repartições públicas, correios e bancos fecham, e as escolas não tem aula. As empresas privadas tem direcionamentos diferentes quanto à essas datas, mas no geral, para restaurantes e lojas é só mais um dia de trabalho.

      • Ano Novo: 1 de Janeiro.
      • Martin Luther King, Jr. Day: January 19
      • Memorial Day: May 25
      • Independence Day: July 3*
      • Labor Day: September 7
      • Columbus Day: Oct 12
      • Veterans Day: November 11

    Em adição aos 10 feriados nacionais, a cada 4 anos é observado o Inauguration Day, celebrado dia 20 de Janeiro, o dia após as eleições presidenciais. No entanto, essa data é normalmente observada apenas por funcionários do governo dos estados de Washington, Maryland e Virginia.

One thought on “Como funcionam os feriados nos EUA e como eles afetam as empresas?

  1. Pingback: | As diferenças entre a CLT e as Leis Trabalhistas nos EUA

Comentários não permitidos.