ucuz takp

Conheça as principais dicas para começar seu Dropshipping!

O e-commerce está cada vez mais movimentado, com novos vendedores e, principalmente, compradores surgindo constantemente. Uma das modalidades que mais cresce é o dropshipping, a prática de venda com fornecedores sem possuir um estoque local.

É um modelo com riscos “aceitáveis” em um mercado amplo e repleto de oportunidades.

Por esse motivo, é uma das formas mais rápidas para começar a empreender por conta própria. Se é esse o caminho que deseja seguir, é importante saber de tudo sobre a modalidade de dropshipping nos EUA, onde o mercado é ainda mais favorável.

Lembrando que a operação de Dropshipping é legalizada nos EUA enquanto em outros países não há informações a respeito.

Dessa forma, confira nossas dicas imperdíveis para iniciar seu negócio no dropshipping:

Determine seu nicho

O bom planejamento é o começo de um empreendimento de sucesso. Em termos de dropshipping, isso começa com a definição da identidade do seu negócio próprio.

1. Que tipo de itens vai vender?

2. Será loja geral ou de um nicho específico?

3. Se for nicho, qual critério optar: afinidade com o setor ou necessidade de mercado (ou ambos)?

4. Qual o público (persona) que irá atingir?

5. Quais os comportamentos deste público?

Com essas primeiras perguntas começará a entender melhor o seu nicho de mercado e quais os produtos podem se encaixar.

Claro que isso pode ser alterado depois, conforme as demandas do seu negócio, mas quanto mais definido estiver nas primeiras etapas, melhor para a administração. Isso facilita também no momento de monitorar a concorrência para saber de preços e tendências de mercado.

Saiba lidar com fornecedores

Sabendo qual seu mercado, o passo seguinte é buscar os fornecedores adequados a sua linha e começar as negociações. Nesse sentido é bom analisar não só os produtos, mas a filosofia da empresa e saber se será um parceiro de confiança.

Como é o próprio fornecedor que realiza as entregas, já que ele que possui o estoque, é bom saber suas políticas de envio e procedimentos padrões.

Dê preferência a fornecedores que forneçam fotos com alta qualidade, sem marca d’água e de preferência com vídeos dos produtos.

Também, procure observar os reviews do fornecedor e há quanto tempo existe. São indicadores de qualidade para que evite relações desastrosas com fornecedores mal intencionados.

É importante também saber avaliar quando deve procurar novos fornecedores para prover novos produtos e, principalmente, quando deve encerrar o contrato com um fornecedor.

Se os seus compradores notam defeitos constantes na qualidade do item ou se o método de entrega demora mais do que o combinado, são motivos para repensar uma parceria.

Lembre-se que seus consumidores associam os produtos a sua loja, não ao seu fornecedor, então é a sua reputação que está em risco.

Utilize as melhores ferramentas

São inúmeros apps, plataformas e sistemas que facilitam a sua empreitada no ecommerce. Para Dropshipping as ferramentas automatizam inúmeros processos, inclusive, o de comprar no site do fornecedor com as informações do seu cliente final.

A automatização facilita a operação diária, porém, é necessário ter conhecimento do que está fazendo, até porque, você irá formatar como e quando o processo deverá ser automatizado.

As integrações entre sistemas também surpreende. Gateways de pagamento, empresas de logística, social apps, etc. Tudo você pode conectar e utilizar!

Vamos as dicas das ferramentas mais utilizadas:

1. Plataformas de Ecommerce: Shopify e Woocommerce

2. App que integra fornecedor e sua plataforma: OberloProductPro

3. Gateway de pagamento: Stripe

Marketing Online

Se alguém lhe disser que dropshipping é basicamente marketing online, essa pessoa está correta. 

Obviamente que é necessário ter ótimos produtos e fornecedores. Entretanto observar comportamentos, entender o nicho e saber vender para esse público será o grande diferencial do seu negócio.

Sendo assim, é necessário que domine as ferramentas de promoções no Facebook/Instagram/Google/Pinterest, SEO para seu site, e que saiba como criar conteúdo de valor através do seu Blog e e-mail marketing!

O básico também não pode ficar para trás: não deixe de responder perguntas de potenciais clientes e as responda rapidamente e cordialmente. Agradeça cada compra e ofereça bônus para clientes antigos, buscando fidelizá-los.

O marketing é sem dúvidas o grande diferencial do dropshipping!

Tenha muita dedicação

O dropshipping é uma forma de negócio próprio que é mais rápido para ser criado, porém não é sinônimo de dinheiro fácil. Se pretende ter sucesso na área do e-commerce, é preciso ter persistência no que faz. Se dedique diariamente!

Pode parecer complicado, já que o retorno não será instantâneo, mas ele só ocorrerá se você correr atrás. São necessárias experimentações e falhas até alcançar a melhor solução para a seu ecommerce tracionar.