ucuz takp

6 Lições de empreendedorismo que você pode aprender com Walt Disney

A Walt Disney World gera uma média de $18.2 bilhões de dólares por ano em atividade econômica no estado da Flórida e é responsável por 1 em cada 50 trabalhos, de acordo com um estudo publicado pela firma de consultoria Arduin, Laffer & Moore em 2011. Com esses números, a Disney responde por nada menos que 2.5% de todo o produto doméstico bruto da Flórida.

No outono de 1971, o complexo de entretenimento abriu suas portas. E o seu idealizador não teve a oportunidade de presenciar seu sonho se tornar realidade, pois morreu em 1966 de câncer de pulmão. No entanto, suas filosofias foram e são a base que opera a Disney até hoje.  Absolutamente ninguém pode questionar a capacidade e competência de Walt Disney como empreendedor. Que lições o criador do Mickey pode nos ensinar?

1. Sonhe Alto

“Se você tem um sonho, pode transformá-lo em realidade. Sempre se lembre de que tudo isso começou com um sonho e um rato”. Walt Disney 

Tem uma idéia inovadora e meio ‘louca’? Carros e computadores um dia foram considerados idéias absurdas. Muitos empreendedores não sonham grande por medo de fracassar. Sonhar é de graça e segundo Disney “todos os nossos sonhos poderão ser tornar realidade se houver a coragem de querer realizá-los”. Sonha em vir para a Flórida e começar um negócio aqui? Sonhe…e faça acontecer!

2. Torne seus sonhos realidade

“É divertido fazer o impossível” Walt Disney

O criador do famoso ratinho era um artista, e como tal, um sonhador. Mas ele sabia bem que se o desenho do Mickey apenas permanecesse no seu bloco de desenhos, seria só mais um rabisco seu. O seu personagem mais famoso foi criado em sua pior época, onde sofreu extrema dificuldade financeira e quando, segundo ele, “o desastre parecia estar logo ali na esquina”. Mas pra quem quer ver seus sonhos tornados em realidade, vai a dica de Disney: “ a melhor maneira de começar é parar de falar e começar a fazer”.

3. Dinheiro pode ser uma barreira, mas passe por cima dela

"É divertido fazer o impossível"
“É divertido fazer o impossível”

“Eu diria que o meu maior problema na vida foi…dinheiro. É preciso bastante dinheiro para tornar meus sonhos em realidade.” Walt Disney

A primeira empresa de Disney, a Laugh-O-Gram, faliu a ponto de ele mudar de cidade para fugir das dívidas. O empreendedor passou, então, por um grande período de ‘vacas magras’, chegando a ponto de procurar comida em latas de lixo e dormir de favor. Apesar de ter falado a célebre frase citada acima, não se deixou intimidar pela falta de dinheiro. Se seu sonho é maior que seu capital, não desista. Persevere e mais uma vez siga o conselho de Disney: “Eu acredito que não haja uma altura que não possa ser escalada por alguém que conheça o segredo de tornar sonhos realidade. Esse segredo é resumido em quatro Cs: curiosidade, coragem, confiança e constância. O mais importante é a confiança. Quando acreditar em algo, acredite com todas as suas forças!”, disse.

4. Dê boas vindas à competição

“Eu já enfrentei os piores competidores em minha vida. Não sei o que seria de mim sem eles”. Walt Disney

A concorrência incentiva empresas a melhorarem a qualidade de seus bens e serviços. Quem sai ganhando com isso são os clientes. Disney sempre buscou prover um produto focado na sua clientela, as crianças, e por isso não se assustava com a competição. Pelo contrário, a considerava uma forma de mantê-lo em cheque e parte essencial do seu desenvolvimento enquanto empresário.

5. Seja prático

“De todas as coisas que fiz, a mais vital foi coordenar aqueles que trabalhavam comigo e conduzir seus esforços em direção à um certo objetivo.” Walt Disney

Sonhar é bom, mas é preciso gerenciar dinheiro e pessoas a fim de não só implementar uma idéia, mas fazê-la viável a longo prazo. A força criativa atrai clientes, mas a boa gestão garante que eles permanecerão satisfeitos através de uma boa prestação de serviços.

Walt Disney contou com a ajuda de seu irmão, Roy Disney, para garantir a sobrevivência financeira de seu negócio. “Eu tive a sorte de ter um grande irmão. Ele ainda está comigo. E eu ainda o amo. Eu brigo com ele. Às vezes, acho que ele é o sujeito mais burro que encontrei na vida. Mas não sei o que faria sem ele, que é o presidente da empresa. Nós começamos o negócio em 1923 e, se não fosse pelo meu irmão, eu teria sido preso várias vezes por cheques sem fundos. Eu nunca sabia o que tinha no banco. Ele me trouxe foco e disciplina”, disse Disney. Voe alto, mas mantenha os pés no chão e monte uma boa equipe para colocar sua idéia em prática.

6. Seja Humano

“Quando as pessoas riem do Mickey Mouse, é porque ele é tão humano; e esse é o segredo de sua popularidade”. Walt Disney

Esse princípio funciona tanto para o empresário como para o cliente. Para Disney, a prioridade de um homem nunca deveria ser o seu trabalho. Certa vez ele disse que “um homem nunca deve negligenciar sua família por causa do trabalho”. Seus desenhos transmitiam esses valores ‘humanos’, e por isso faziam tanto sucesso. Também é importante não esquecer que o cliente é um ser humano, e não um elemento de estatística. Se ele não se sentir motivado e valorizado por você e seu produto, muito provavelmente não comprará a sua idéia. Segundo Disney, “as pessoas não percorrerão um grande corredor a não ser que saibam que há algo recompensador no final. Você tem que ter algo que os atraia a ‘andar por esse caminho’”. A melhor forma de fazer isso é reconhecendo o cliente como indivíduo e procurando entender suas necessidades…humanas.

Leia mais sobre o assunto em Walt Disney – Um berço para empreendedores.