instagram takipci satin alma

Como vender do Brasil para o mundo?

O e-commerce faz parte de um mundo sem fronteiras e você pode fazer parte dele!

Cada dia mais empresários brasileiros estão aderindo ao ecommerce cross-border (global) para vender produtos de qualquer lugar do mundo para todos os tipos de nichos e clientes.

Somente na Amazon são centenas de milhares de vendedores internacionais, vendendo seus produtos para os Estados Unidos e o mundo.

Os produtos vendidos em um país podem ser entregues ao redor do mundo com apenas um clique. Essa é uma das melhores maneiras de conquistar novos mercados e ampliar o seu negócio online.

Por que abrir empresa nos EUA para vender ao mundo?

Moeda global à seu favor

Vender para o exterior apresenta inúmeras vantagens comerciais às empresas, com o Dólar sendo moeda mundialmente utilizada, e potencial significativo nos lucros quando a cotação do Dólar X Real é levada em conta.

Mercado Global

Os Estados Unidos tornam-se uma vitrine para o mundo, permitindo que você venda seus produtos para diversos países.

Obrigações legais devem ser cumpridas!

Se você busca abrir uma empresa nos Estados Unidos ou qualquer outro país, é preciso estar atento às legislações de cada um. Lembre-se, em diferentes regiões, há diferentes maneiras de se cobrar impostos e regulamentar o comércio de determinados produtos.

A operação de Dropshipping, um dos modelos de negócios utilizados no Ecommerce, é totalmente legalizado nos EUA, ao contrário do Brasil, onde não há uma discussão clara e legítima sobre sua legalidade.

Logística facilitada

Despachar qualquer produto dos EUA é muito simples, fácil e barato! Os correios americanos são ágeis e conectados com todo o mundo. Dessa forma, é incomparável o custo x benefício de utilizar a infraestrutura americana ao invés dos Correios no Brasil.

Como se abre uma empresa nos EUA?

Um dos primeiros passos para se fazer negócios dentro do país é a abertura da empresa propriamente dita. Para empresários brasileiros são necessárias cópias dos passaportes dos sócios e o preenchimento de um questionário com informações básicas sobre a companhia. Não é necessário possuir visto de trabalho nos Estados Unidos.

De forma geral este processo pode ser feito totalmente Online, através de empresas como a Company Combo. O prazo para abertura de uma empresa nos Estados Unidos é inferior à 20 dias!

A segunda etapa envolve a abertura de uma conta em uma instituição bancária norte americana. Esse processo exige, essencialmente, dois documentos: passaporte dos sócios e comprovante de endereço físico da empresa. Isso não significa que você deverá construir um espaço real para a sua central de distribuição.

Para contornar esse que pode parecer um dos maiores impedimentos para a abertura da empresa, há a modalidade de escritório virtual. O seu negócio recebe um endereço físico, onde serão enviadas suas correspondências. Algumas empresas digitalizam e enviam diretamente ao seu e-mail.

Existem alternativas bancárias como o Payoneer que podem auxiliar sua operação global no início.

Operação de venda

Quando a conta bancária está ativa e os documentos da empresa em mãos, é hora de por as mãos na massa. A logística é uma questão sensível de todo negócio e há empresas especializadas nisso, desde o recebimento de mercadorias, preparo e envio ao consumidor final e emissão de códigos de rastreamentos.

Há diversas maneiras de vender os seus produtos para o mundo inteiro, como os market places da Amazon e Ebay, através de loja própria utilizando o Shopify ou Woocommerce e também através do Drop Shipping.

Para vender na Amazon, há também a opção do FBA – Fulfillment by Amazon – onde ela fica responsável também pelo envio e entrega dos seus produtos.

Para todos os canais, há a possibilidade de contratar serviços de warehouse terceirizados, que cuidam de todo o processo de armazenagem, envio e entrega dos seus produtos.

Espero que esse artigo possa auxilia-lo na expansão do seu negócio globalmente!

Sou Pedro Trevisan, responsável pela América Latina na Company Combo. Nós conectamos o seu negócio com o mundo através dos EUA!